Uma série de artigos de pesquisa publicados na revista científica The Lancet revela que propagandas da indústria de leite em pó trazem dados enganosos e comprometem a saúde e os direitos de mulheres e crianças.

O professor Nigel Rollins, cientista da Organização Mundial da Saúde, OMS, e autor de um artigo sobre comercialização de leite em pó, avalia que o estudo destaca o vasto poder econômico e político das grandes empresas, bem como graves falhas de políticas públicas que impedem milhões de mulheres de amamentar seus filhos.

A venda de fórmula infantil chega a US$ 55 bilhões por ano.

Defesa da amamentação

Os estudos mostram que as ações das indústrias de laticínios e fórmulas lácteas aumentam os desafios como a ansiedade em relação à amamentação e aos cuidados infantis. A venda de fórmula infantil chega a US$ 55 bilhões por ano.

O acadêmico defende que são necessárias ações em diferentes áreas da sociedade para apoiar as mães a amamentarem pelo tempo que quiserem, juntamente com esforços para combater as táticas de venda de leite em pó.

A OMS reforça que a amamentação oferece imensos benefícios para bebês e crianças pequenas, fornecendo energia e nutrientes, reduzindo os riscos de infecção e diminuindo as taxas de obesidade e doenças crônicas na vida adulta.

No entanto, globalmente, apenas cerca de 50% dos recém-nascidos é amamentado na primeira hora de vida e menos da metade dos bebês menores de seis meses recebem o leite materno, exclusivamente, de acordo com as recomendações da OMS.

Dadas as contribuições significativas da amamentação para a saúde, a série de pesquisas recomenda um apoio muito maior ao aleitamento nos sistemas de saúde e proteção social, incluindo a garantia de licença maternidade remunerada.

Proteção materna

Segundo as pesquisas, atualmente, cerca de 650 milhões de mulheres carecem de proteção adequada à maternidade.

A série publicada pela revista The Lancet explica como o marketing de leite em pó explora a falta de apoio ao aleitamento materno por parte dos governos e da sociedade, enquanto faz uso indevido da política de gênero para vender seus produtos.

Isso inclui enquadrar a defesa da amamentação como um julgamento moralista, ao mesmo tempo em que apresenta a fórmula láctea como uma solução conveniente e autônoma para as mães que trabalham.

Mudanças em toda a sociedade

As constatações dos estudos apontam que além de acabar com as táticas de marketing exploradoras e a influência da indústria, são necessárias ações mais amplas nos locais de trabalho, saúde, governos e comunidades.

As iniciativas devem apoiar efetivamente as mulheres que desejam amamentar, de modo que se torne uma responsabilidade social coletiva, em vez de penalizar as mães.

Em particular, os autores destacam a necessidade de garantir que as mulheres tenham proteção adequada à maternidade garantida por lei, incluindo licença maternidade remunerada que se alinhe, no mínimo, com a duração recomendada pela OMS de seis meses para amamentação exclusiva.

Para eles, as proteções à maternidade devem ser estendidas a mulheres que trabalham no setor informal e que atualmente estão excluídas desses benefícios,

Trabalho informal e doméstico

Além da licença, os autores pedem reconhecimento formal sobre a contribuição do trabalho não remunerado delas para o desenvolvimento nacional.

Globalmente, estima-se que as mulheres desempenhem três quartos de todo o trabalho não remunerado de cuidados familiares, três vezes mais que os homens.  Segundo dados, isso contribui para cerca de um terço do Produto Interno Bruto de um país.

A expansão do treinamento para profissionais de saúde sobre amamentação é fundamental, afirmam os documentos, para que possam oferecer aconselhamento qualificado aos pais antes e depois do nascimento.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.