Este 29 de setembro é o Dia Marítimo Mundial. As Nações Unidas marcam a data sob o tema: novas tecnologias para um transporte mais verde e ambientalmente correto. Este ano, as celebrações ocorrem na África do Sul. 

Centenas de milhares de profissionais do setor marítimo, que concentra 80% do transporte comercial no mundo, enfrentaram uma crise humanitária durante a pandemia. Com o fechamento de fronteiras para evitar a contaminação, eles não puderam retornar à casa permanecendo em alto mar. 

Países em desenvolvimento e Objetivos 13 e 14 da ONU são destaque 

Para a ONU, a crise causada pela Covid-19 aos marinheiros deve ser resolvida imediatamente com a decisão de governos de designarem os profissionais como trabalhadores essenciais. 

Este ano, a Organização Marítima Mundial, OMM, está apoiando a transição para uma economia verde como seu tema principal. A agência afirma que é hora de se reconstruir melhor e de forma mais sustentável com a recuperação da pandemia. 

O tema de 2022 ressalta ainda o contexto de países em desenvolvimento incluindo os Pequenos Estados-Ilha conhecidos como Sids, na sigla em inglês, e os países menos desenvolvidos.  

Os Objetivos 13 e 14 de Desenvolvimento Sustentável sobre ação climática para os oceanos e recursos marinhos estão no centro das ações da OMM para promover mares mais saudáveis. 

A OMM lembra que o mundo depende de uma indústria marítima internacional segura e eficiente.  

A proteção do transporte marítimo e do desenvolvimento sustentável é uma das maiores prioridades da agência da ONU. 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.