O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, chega ao Haiti nesta quarta-feira para uma viagem oficial de dois dias no Haiti.

A convite do governo, ele se reúne com altos funcionários das áreas de justiça e segurança além de representantes do Judiciário.

UNDP Haiti/Borja Lopetegui Gonzalez

Capital do Haiti, Porto Príncipe

Agenda no Haiti

O chefe dos Direitos Humanos também deve se encontrar com membros de organizações da sociedade civil e vítimas de violações de direitos humanos na capital Porto Príncipe.

Turk visitará Ouanaminthe, no nordeste do Haiti, onde encontrará autoridades locais e integrantes da sociedade civil.

No final de sua missão, nesta sexta-feira, ele falará a jornalistas, em Porto Príncipe, para fazer um balanço da viagem e responder perguntas.

Gangues de rua e violência

A visita de Volker Turk acontece em meio a uma crise no Haiti, com ondas de violência e o aumento nos casos de cólera.

Na segunda-feira, em seu discurso anual na Assembleia Geral da ONU, o secretário-geral António Guterres destacou que as gangues de rua “mantêm todo o país como refém”.

De acordo com a chefe da missão da ONU no Haiti, Helen la Lime, a instabilidade está revertendo avanços cruciais de segurança e desenvolvimento feitos desde 2010, quando o país sofreu um terremoto arrasador.

Segundo ela, gangues criminosas usam da violência como uma estratégia para oprimir a população. Somente no ano passado, houve mais de 1,3 mil sequestros no Haiti e 2,1 mil pessoas foram assassinadas.

No mês passado, La Lime falou ao Conselho de Segurança e destacou os níveis crescentes de violência das gangues e as dificuldades das forças policiais no enfrentamento.

Com a escalada de violência, o Conselho aprovou a prolongação do mandato do Escritório Integrado da ONU no Haiti, Binuh, por um ano, até 15 de julho de 2023.

© World Economic Forum/Sandra Blaser

Alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk

O que está acontecendo no Haiti?

A crise no Haiti vem se agravando desde 2021, após o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em julho e um terremoto de 7.2 graus de magnitude atingiu o país.

A ilha caribenha sofre com inflação crescente e o terceiro ano consecutivo de recessão econômica.

O país iniciou os processos para realizar eleições até fevereiro de 2024. Atualmente, o primeiro-ministro Ariel Henry ainda lida com a questão migratória, já que muitos haitianos estão fugindo da violência.

Em setembro, na Assembleia Geral da ONU, ele declarou que seu governo acontece em um momento de “insegurança intolerável” que também foi marcado pelo declínio das instituições públicas.

Na plenária, ele refirmou que seu grande objetivo é encontrar justiça para o assassinato de Jovenel Moïse.

Crise humanitária

Segundo o Escritório para Assuntos Humanitários da ONU, Ocha, as necessidades humanitárias no Haiti cresceram em 2022 e a tendência é que aumentem ainda mais em 2023.

Quase 5 milhões de haitianos passam fome e, pela primeira vez na história, o Ocha afirma que gangues armadas controlam vias de acesso estratégicas no país e na capital, Porto Príncipe.

Eles também estão cometendo abusos graves, incluindo violência sexual e de gênero em larga escala, forçando comunidades inteiras a fugir.

A estimativa da ONU é que enquanto essa crise complexa perdurar, o número de pessoas que precisarão de assistência humanitária deve chegar a 5,2 milhões, acima dos 4,9 milhões de pessoas em 2021. As agências humanitárias estão pedindo US$ 715 milhões para responder.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.